Oferecemos Sempre o Melhor Para o Seu Ambiente.

Nossos Serviços:
Instalação e Manutenção Elétrica, Residencial, Comercial, Predial, Industrial e Rural;
Montagem de Padrão;
Manutenção Preventiva e Corretiva;
Acompanhamos sua Obra desde o início;
Trabalhamos com as Melhores Marcas;
Respeitamos a Opinião do Cliente.

Nova Tomada Padrão Nacional




Também conhecido como o padrão ABNT NBR 14136:2002, esse novo modelo veio colocar ordem no nosso mercado, onde convivem mais de dez padrões diferentes.  O que chama mais a atenção é que os furos da tomada ficam dentro de um recesso de formato hexagonal, o que oferece duas vantagens: a primeira é a segurança – já que ela minimiza a possibilidade do usuário tocar nos pinos metálicos durante sua instalação (evitando choques)  – Além disso, oferece uma maior área de contato entre o plug e a tomada, resultando um encaixe bem mais firme.




Já o plug de dois pinos segue a nossa tradição de usar conectores redondos e pode ser facilmente reconhecido pelo seu encaixe de formato sextavado. Veja também o curioso modelo equipado com um terceiro pino para a conexão com o fio terra.



É interessante notar que muitos plugs “antigos” já são, de um certo modo, compatíveis com o novo padrão, bastando, para isso, conferir se ele já possui o formato hexagonal, mesmo que não tão destacado quanto o novo modelo.


A chegada do novo padrão de tomada de três pinos, causa um certo transtorno para os usuários, já que, de uma hora pra outra, as novas construções já estão sendo feitas com o novo plugue nacional, de modo que os usuários de equipamentos mais antigos simplesmente não têm como ligar seus equipamentos na tomada. O curioso é que a situação inversa também é válida, ou seja, como ligar seus novos equipamentos nas tomadas antigas?

Até que o novo padrão se consolide no mercado, a solução pode estar nos adaptadores cuja oferta era meio irregular e seu preço meio inflacionado (na faixa dos R$ 10). Mas com a maior oferta desse acessório existe a tendência de que seu preço caia. De fato, hoje já é possível encontrar adaptadores de boa procedência e certificados pelo Inmentro na faixa dos R$ 5.
 

E para aqueles que precisam instalar a nova tomada na parede, ou pelo menos precisam conferir o serviço feito pelo eletricista, segue abaixo o diagrama com a polaridade correta.




Vale a pena observar que ninguém é obrigado a mudar suas tomadas antigas pelo modelo novo. Entretanto, existe a tendência natural de que a tomada antiga suma do mercado, já que ela não será mais fabricada. Pode ser que você ainda encontre a tomada antiga em alguma loja, mas trata-se de uma ponta de estoque que não será reposta. 


Para mais informações sobre o novo padrão nacional, visite o site do Inmetro no endereço:

http://www.youblisher.com/p/128847-Cartilha-Plugues-e-Tomadas/

Piadinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário